Somos um Templo Espírita Umbandista Cristão.
Espíritas porque acreditamos na imortalidade da alma, na reencarnação e na lei de causa e efeito.
Umbandistas porque cultuamos as forças da natureza, os Orixas.
Cristãos porque professamos os ensinamentos de Cristo.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

As 7 linhas de Umbanda

                    As 7 linhas de UMBANDA
      
                   
                   Na Umbanda cada espírito tem sua função , assim como na nossa vida, cada um tem a sua área de trabalho.  Em cada linha de Umbanda tem em seu comando um ou dois Orixás, temos como exemplo o CABOCLO PENA BRANCA, que trabalha na linha da paz a qual o seu comando pertence ao Orixá Oxalá.
Abaixo vai uma tabela com as 7 linhas, seus Orixás de comando e um guia espiritual que trabalhe na respectiva linha:
              LINHA
   ORIXA COMANDANTE
    GUIA ESPIRITUAL
                PAZ
   OXALA
EXU 7 ENCRUZILHADAS
             AGUAS
  YEMANDA E OXUM
CABOCLA JANDIRA
            JUSTIÇA
  XANGO E IANSÃ
JOÃOZINHO DA PEDREIRA
         DEMANDAS
  OGUM
EXU TRANCA RUA
             MATAS
  OXOSSE
PEDRINHO DA MATA
            ALMAS 
  NANÃ E OBALUAE
EXU CAVEIRA
         CRIANÇAS
  IBEJIS
PAI JOAQUIM

Muitos crêem que essa ordem de linhas seja uma hierarquia, mas na verdade e um ciclo que começa no IBEJI, e terminha no IBEJI.
                Quando nascemos passamos por varias fazes a primeira dela e a infância aonde somos crianças (IBEJI), nessa fase necessitamos da paz de Oxalá, do amor de Yemanja e Oxum, da justiça de Xango para a formação do nosso caráter. Mas pra frente quando crescemos precisamos conquistar a nossa vida material, aonde precisamos enfrentar as lutas, as demandas, precisamos dos caminhos de Ogum para chegar à prosperidade a fartura das matas de nosso pai Oxossi, com o tempo o nosso corpo vai envelhecendo ficando cansado e uma hora desencarnamos esta ai a transmutação de nossas almas, necessitamos nesse instante da linha das ALMAS da Yaba dona da vida e da morte, da senhora portadora da chave do portal que liga os dois mundos, da Senhora Nanã Boruque. Passando por esse portal estamos no mundo espiritual, La nos ainda espíritos falhos realizamos trabalhos que nos ajudam em nossas expiações e no momento certo reencarnamos, mas uma vez transmutando as nossas almas, mas uma vez passando pelo portal da vida e da morte, reencarnando, voltando a ser uma criança.

OUTRA FORMA DE VER QUE TUDO COMEÇA E TERMINA NO IBEJI E A HIPOTESE SEGUINTE:
Quando somos criados na condição de espíritos primitivos somos como uma criança ignorantes das leis de Deus, da ciência, dos sentimentos, de tudo, somos apenas impulso, após muitas reencarnações, quando chegamos ao MUNDO FELIZ (céu) como disse Jesus das crianças e o reino dos céus,devemos nos assemelhar as crianças para ate esse reino chegar, mas devemos nos assemelhar não na ignorância e na falta de conhecimento e sim a sua pureza. 

Andrey De Oxosse


Nenhum comentário:

Postar um comentário